terça-feira, 31 de julho de 2012

Reflexão sobre liderança

Quando falamos de liderança, podemos lembrar de alguns aspectos:
  • Empresas são pessoas, sistemas sociais
  • Pessoas diferentes não tendem naturalmente a funcionar juntas
  • O papel do líder é ser o fator motivador da colaboração
  • Logo, as pessoas fazem, o líder motiva
Em um papel de liderança, podemos identificar alguns fatores que contribuem para o sucesso:
  • PRINCÍPIOS: não poupe esforços para deixar claro onde você quer chegar, saiba como exigir o melhor para ter o melhor, procure consensos e avalie se você está no lugar (empresa) certo para obter seu próprio melhor.
  • VIRTUDES: sempre lembre-se das pessoas e do respeito que deve conquistar. Humildade, integridade e competência podem lhe ajudar nisso. Lembre-se também de motivar, ser empático e criativo para que as pessoas não se sintam como simples peças.
Também é necessário entender que liderança não é uma coisa só:
  • EXITEM TIPOS DE LÍDER: Existem tipos de líderes, como o motivador, o democrático/colaborativo e o servidor, que gosta de demonstrar o que quer dando um exemplo de execução.
  • OS TIPOS VARIAM: O tipo de liderança não varia só de acordo com a personalidade, mas também de acordo com a situação. Nem sempre é tempo só de recuar o só de avançar, é preciso dançar conforme a música.
  • TRABALHE A SI MESMO: Explore suas características sem medo. Preocupe-se em estar no lugar certo e não haverá vergonha em ter debilidades. Potencialize seus pontos positivos e desenvolva seus pontos fracos. Não esqueça de sempre rever a estratégia pessoal, conforme suas características mudam.
Por fim, algumas dicas sobre funções de um líder:
  • INSTRUIR - Utilize todo seu poder de comunicação (leia mais a respeito neste mesmo blog)
  • CONTROLAR - Lembre-seque a melhor forma de controle é contar com o comprometimento das pessoas
  • AVALIAÇÃO - Avalie continuamente, fazendo-se presente e lembre-se daquela antiga dica: elogie em público e critique em particular
  • MOTIVAR - Ajude as pessoas para que elas mesmas percebam seus pontos fortes e o explorem
  • ORGANIZAR - Cuide principalmente do tempo, pois ele abrirá ou fechar espaço para pensar em outros aspectos
  • SER EXEMPLO - Um líder é um membro da equipe e ser um exemplo é que lhe trará o respeito dos demais

Nenhum comentário:

Postar um comentário