- Empresas são pessoas, sistemas sociais
- Pessoas diferentes não tendem naturalmente a funcionar juntas
- O papel do líder é ser o fator motivador da colaboração
- Logo, as pessoas fazem, o líder motiva
- PRINCÍPIOS: não poupe esforços para deixar claro onde você quer chegar, saiba como exigir o melhor para ter o melhor, procure consensos e avalie se você está no lugar (empresa) certo para obter seu próprio melhor.
- VIRTUDES: sempre lembre-se das pessoas e do respeito que deve conquistar. Humildade, integridade e competência podem lhe ajudar nisso. Lembre-se também de motivar, ser empático e criativo para que as pessoas não se sintam como simples peças.
- EXITEM TIPOS DE LÍDER: Existem tipos de líderes, como o motivador, o democrático/colaborativo e o servidor, que gosta de demonstrar o que quer dando um exemplo de execução.
- OS TIPOS VARIAM: O tipo de liderança não varia só de acordo com a personalidade, mas também de acordo com a situação. Nem sempre é tempo só de recuar o só de avançar, é preciso dançar conforme a música.
- TRABALHE A SI MESMO: Explore suas características sem medo. Preocupe-se em estar no lugar certo e não haverá vergonha em ter debilidades. Potencialize seus pontos positivos e desenvolva seus pontos fracos. Não esqueça de sempre rever a estratégia pessoal, conforme suas características mudam.
- INSTRUIR - Utilize todo seu poder de comunicação (leia mais a respeito neste mesmo blog)
- CONTROLAR - Lembre-seque a melhor forma de controle é contar com o comprometimento das pessoas
- AVALIAÇÃO - Avalie continuamente, fazendo-se presente e lembre-se daquela antiga dica: elogie em público e critique em particular
- MOTIVAR - Ajude as pessoas para que elas mesmas percebam seus pontos fortes e o explorem
- ORGANIZAR - Cuide principalmente do tempo, pois ele abrirá ou fechar espaço para pensar em outros aspectos
- SER EXEMPLO - Um líder é um membro da equipe e ser um exemplo é que lhe trará o respeito dos demais
Leia também o artigo que inspirou este post.
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