sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Resumo do artigo sobre BPM e CRM

Artigo que publiquei no blog do Orquestra BPM, uma versão compacta deste artigo que publiquei na íntegra neste blog. Espero que ajude a esclarecer mais um pouco este tópico tão extenso.

Inúmeras vezes somos questionados sobre a relação entre um BPMS e um sistema especialista, como ERP, CRM, SCM, sistemas financeiros e outros. Realmente é complexo entender o espaço de cada um e, por esta razão, estamos sempre buscando formas de trazer mais desta clareza aos nossos leitores. Vamos desta vez, fazer uma comparação bem prática entre um CRM e um BPMs. Começamos pela sua segmentação, ou seja, aquilo que veremos nas telas e menus iniciais de cada um:

CRM:
- Leads
- Clientes
- Oportunidades
- Análises técnicas de pré-vendas
- Propostas

BPMS:
- Processo de prospecção
- Processo de venda
- Processo de pós-venda
- Processo de cadastramento de contrato

Notem que o CRM está voltado para gerenciar os insumos comerciais, já o BPMS está preocupado em gerenciar fluxos. Vejamos como isso se reflete nos relatórios oferecidos:

CRM
- Ticket (valor médio de venda) por mês
- Margem de contribuição dos últimos projetos
- Grau de aprovação obtido no pós-vendas
- Funil de vendas

BPMS:
- Tempo total de execução de uma venda
- Média de tempo para análises de proposta
- Processos em execução a mais de um mês
- Processos abertos que necessitaram mais de uma revisão

Podemos observar que, enquanto um CRM possui um foco no detalhamento operacional e tático, o BPMS possui uma abrangência mais gerencial e estratégica, integrando não apenas elementos comerciais, mas também elementos de outras áreas e sistemas que são partes integrantes do processo.

A arquitetura de um BPMS moderno, como o Orquestra BPM, permite que você opere de uma forma dinâmica e abrangente, típica de uma Gestão por Processos de Negócio (BPM), porém sem perder importante ferramental de um sistema especialista (como um CRM) oferece. Para tal, basta utilizar seu BPMS como o orquestrador de suas ações e seus processos e, através de integração tecnológica, fazê-lo interagir com todos os sistemas especialistas que podem, também, ser chave à sua excelência.

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