terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cuidados com a inovação

Resumo crítico deste artigo por Janne Ohtonen no BPMLeader.


TRAÇAR OBJETIVOS E ENVOLVIDOS
Isso pode incluir pessoas envolvidas na operação e inclusive clientes (stakeholders);

DESENVOLVER IDEIAS
Crie um ambiente propício para que as pessoas colaborem com suas ideias. Após isto, intermedie um filtro e junte ideias. Quando achar que as ideias estão maduras, você pode submetê-las a uma segunda avaliação, com fim de obter maturidade das mesmas.

ADAPTE ENQUANTO É TEMPO
Protótipos e grupos de teste são sempre um cenário mais propício para reconhecer falhas sem gerar traumas. Estes são meios complementares às clássicas correções feitas durante o processo de testes (implementação/desenvolvimento) e implantação, minimizando as falhas que chegam à operação.

MONITORE DEPOIS DE IMPLANTADO
Uma mudança vem com o propósito de uma mudança positiva e é importante lembrar que “os stakeholders enxergam dinheiro, nada mais”. Uma mudança feita com sucesso podemos dizer que “é o mínimo esperado” em um processo de mudança. Só vamos saber se ela é positiva ao acompanharmos seu desempenho. É bom lembrar também que este pode ser dinheiro, diminuição de risco, aderência a compliances, aumento de produtividade e outros motivadores. Podemos medir e usar algumas perguntas para auxiliar:
·         Você possui um processo de mudança claro e acessível?
·         As pessoas estão motivadas a promover a mudança ou se comportam como vítimas delas?
·         Você avalia as mudanças antes de divulga-las/aplica-las
·         Você aplica medições de processo sob a visão do cliente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário