sexta-feira, 14 de setembro de 2012

5W2H (Pequenos estudos)


Como se classifica?
Um conceito, em forma de checklist, utilizado como ferramenta de gestão.

O que é?
Um checklist com 7 perguntas básicas que podemos fazer sobre uma tarefa. Elas são no sentido de entender o que deve ser feito (como, por que...) e como deve ser feito (quando, quanto custa...).

Onde de usa?
Quando nos é determinada uma tarefa, por exemplo, existem milhares de perguntas que podemos fazer a respeito. Um checklist como esse serve para evitarmos de esquecer perguntas básicas que podem ser feitas sobre qualquer tarefa. Evidentemente, é um ótimo checklist para quem está planejando, como gestores.

Principais características

  • What – O que será feito (etapas)
  • Why – Por que será feito (justificativa)
  • Where – Onde será feito (local)
  • When – Quando será feito (tempo)
  • Who – Por quem será feito (responsabilidade)
  • How – Como será feito (método)
  • How much – Quanto custará fazer (custo)
Fontes recomendadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário