Como se classifica?
É uma área de estudo, um conceito, como BPM.
O que é?
Gerenciamento de conteúdo, ou seja, de informações de diversas mídias (papel, digital...) ou meios (e-mails, livros, documentos, banco de dados...).
Onde de usa?
No gerenciamento de informações corporativas, principalmente as de maior volume e consulta mais demorada. Um bom exemplo é um banco que deseja consultar um cheque armazenado sem ter que percorrer prateleiras de caixas para localizá-lo.
Principais características
- O gerenciamento de conteúdo abrange estratégias, métodos e ferramentas que estruturam a informação de modo a evitar duplicação e a facilitar a busca.
- As ferramentas são muito presentes neste caso, embora não sejam o objeto de tudo.
- ECM envolve tecnologias web, banco de dados e estudo de mídias envolvidas, porém não se refere a nenhuma solução proprietária.
- Tadeu Cruz, em seu livro BPM&BPMS (2010) aborda uma problemática fortemente relacionada a isto, que é a DoL (desorganização informacional). Ele fala que a culpa da bagunça das informações armazenadas (principalmente após o advento do microcomputador) é culpa das pessoas que acham que as facilidades da tecnologia dispensam a preocupação com a organização, antes tratada com mais critério, como por exemplo, no gerenciamento de um "arquivo morto".
Fonte recomendada
http://en.wikipedia.org/wiki/Enterprise_content_management
Nenhum comentário:
Postar um comentário