quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dicas de organização

Com base nas experiências dos últimos dias, montei uma lista de dicas de organização que estão funcionando bem pra mim:

  • Defina uma forma de ter sempre a mão um lugar onde anotar ideias (tarefas) que você lembrar durante o dia, como seu celular.
  • Classifique as tarefas em pelo menos três grupos a fim de facilitar seu entendimento "do que está pegando".
  • No final de cada dia, olhe a lista e pense nos itens que você poderia fazer amanhã, de modo factível, ou seja, que dê tempo.
  • Monte então a sua lista de "coisas a fazer amanhã".
Ao final de cada fia, então:

  • Passe a limpo para um lugar onde você pode organizar uma lista maior, como o Word ou um Bloco de Notas do Windows mesmo.
  • Elimine as tarefas que foram concluídas.
  • Marque de alguma forma (recomendo um "*") aquelas que não foram concluídas ficaram pro dia seguinte. Isso vai lhe ajudar a saber o que está sendo postergado.
  • Leia novamente toda a lista para ter uma visão do todo e defina novos itens para amanhã.
Dicas de ordem:

  • Procure deixar leitura de e-mails e redes sociais para o meio ou o final das tarefas. Geralmente são essas que o distraem e tomam tempo. Assunto urgentes de verdade chegam por telefone.
  • Coloque em primeiro lugar as leituras simples, pra você ler enquanto toma seu cafezinho e desperta o cérebro.
  • Logo depois do cafezinho, programe tarefas simples, que você realiza rápido e com baixa margem de erro.
  • Defina tempo médio para as tarefas, monitore e, se esgotou o tempo, passe para a próxima tarefa e jogue-a para o final da lista do dia.

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